sábado, 6 de agosto de 2011

Por que falar de Umbanda?

Hoje, o que mais se encontra na internet são sites e blogs falando sobre a Umbanda, explicando fundamentos, passando orientações, receitando banhos, etc. Então....por que mais um blog? Pra que falar mais?

Bem...quem conhece, sabe que a Umbanda é uma religião bem diversificada, seja em seus próprios fundamentos, seja na comparação de seus templos. Isso se dá pelo fato de "não haver" uma Doutrina Escrita uniformizando o culto. Cada casa segue os preceitos do Guia Mentor da Casa/Dirigente, unidos à tradição e aos conhecimentos de próprio Dirigente, o que possibilita esta diferença entre os terreiros.

Contudo, mesmo com esta diversidade, a nossa religião mantém uma essência, que pode ser observada em todos os lugares onde se fala de UMBANDA. Esta essência é o Amor, a Tolerância, o Respeito e a Humildade, enfim, todas as Virtudes, resumidas na Caridade, que é o ato de dar sem esperar nada em troca.

Nós acreditamos nisso, assim como acreditamos que a forma como se conduz um culto não o julga superior, ou inferior. Isto não importa. O que importa realmente é o ato de Caridade, que deve impulsionar todo e qualquer trabalho na Umbanda.

Então, a ideia de criar este espaço surgiu justamente da vontade de divulgar mais uma estrela desta imensa constelação Umbandista. Nós. do Centro Espírita Comunitário São João Batista, estamos bem longe de proclamarmos a verdade absoluta. Temos em mente somente repassar de alguma forma o conhecimento que nos é confiado, para auxiliar quem quer que necessite de auxilio.

Não pedimos para que as nossas palavras sejam tomadas como verdade e seguidas imediatamente. Faça o contrário. Duvide. Duvide de tudo e de todos que lhes falarem sobre a Umbanda.

"O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete."(Aristóteles)

Pense bastante a respeito antes de seguir um conselho, pois o que é verdadeiro sempre é confirmado, quantas vezes forem necessárias. Siga a sua consciência e o seu coração, sempre. Mas, se pudermos ajudar, conte conosco.

Um comentário:

  1. Amigão, valeu pela iniciativa, vc está de parabéns pela divulgação. BRAÇOS

    ResponderExcluir